Como Minimizar as Lesões Causadas pelos Aparelhos Ortodônticos

lesões aparelhos ortodônticos

Como Minimizar as Lesões Causadas pelos Aparelhos Ortodônticos

A boca e a língua são muito sensíveis a qualquer corpo estranho, por isso, a adaptação ao aparelho ortodôntico pode ser um tanto quanto desagradável e causar lesões ao paciente.

Entenda neste artigo como minimizar as lesões causadas pelos aparelhos ortodônticos. Continue a leitura!

Quando os dentes precisam de alinhamento e o tratamento escolhido pelo dentista é o aparelho fixo, não tem jeito, o paciente terá que lidar com alguns desconfortos no início do tratamento, que tendem a ir melhorando com o tempo.

Confira algumas dicas para ajudar a minimizar as lesões causadas pelo aparelho ortodôntico:

Melhore a sua alimentação

Quando do início do tratamento com aparelho ortodôntico, os dentes ficam doloridos e sensíveis, devido à movimentação que começa a ocorrer, visando o alinhamento dentário e a correção do sorriso.

A alimentação se torna mais difícil pois ao morder e mastigar o paciente pode sentir dores, sendo necessário mudar a alimentação, preferindo alimento mais fáceis de ingerir, mais macios, pastosos ou mesmo líquidos.

Quanto menos força o paciente fizer para mastigar nesse período de adaptação ao aparelho ortodôntico menor a chance de dores e lesões.

Outra dica é mastigar mais devagar e se alimentar mais lentamente, cortando os pedaços de comida em tamanhos menores para facilitar a ingestão.

Alguns alimentos como frutas duras, pipoca, amendoim, carnes e pães duros e outros que sejam difíceis de mastigar, devem ser evitados nesse período de adaptação.

O paciente precisa ter em mente que durante o tratamento, mesmo após a fase inicial, qualquer alimento muito duro pode danificar o aparelho, causando transtornos como necessidade de troca de bráquetes.

Utilize uma cera específica para tratamento ortodôntico

Para aliviar o incômodo das lesões causadas pelo aparelho ortodôntico, existe uma cera que ajuda a proteger as mucosas durante esse período de adaptação.

Essa cera é colocada sobre o bráquete que está lesionando a mucosa da boca, servindo como barreira entre o aparelho e a boca, evitando a piora da lesão.

Tome mais cuidado na escovação

A tarefa de escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia vai se tornar um pouco mais árdua durante o tratamento como aparelho ortodôntico.

Isso porque fica mais difícil remover os restos de comida entre os dentes exigindo uma dose extra e diária de paciência para evitar a formação de placa bacteriana.

Para limpar entre os dentes, o fio dental pode ser utilizado com o auxílio do passa fio, uma ferramenta de plástico, similar a uma agulha, que ajuda a inserir o fio entre o arco do aparelho e os dentes.

A dica de ouro é usar uma escova de dentes ortodôntica, ela facilita a limpeza e garante uma higiene bucal mais adequada ao paciente.

Além disso, é recomendado evitar cremes dentais clareadores, pois eles podem clarear apenas a área exposta do dente, e quando o paciente retirar o aparelho pode ficar com os dentes em tons diferentes.

A escova interdental é uma boa opção para limpeza dos dentes com o aparelho pois ela ajuda na limpeza dos pequenos espaços, que é mais difícil.

Em caso de dores, faça uma compressa morna

As dores podem ser aliviadas com o uso de uma compressa morna, para isso esquente uma toalha e a encoste no rosto por alguns minutos alternado os lados da aplicação em intervalos curtos.

Tome um chá com propriedades relaxantes

Tomar um chá com propriedades relaxantes também pode ajudar a aliviar as dores, os mais usados são os chás de camomila, erva-cidreira, maracujá, ou ainda uma composição de várias ervas para esta finalidade.

Em caso de piora significativa nas dores, avise o dentista para que ele avalie a necessidade de uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios.

Conclusão

O processo de adaptação ao uso do aparelho pode ser doloroso, mas é importante manter a calma e redobrar os cuidados com a higienização.

Compareça nas consultas periódicas agendadas com o seu dentista e ao sentir algum desconforto relate imediatamente.

Ficou com alguma dúvida? Agende uma avaliação conosco e tenha a certeza de que seus dentes estarão sob excelentes cuidados!

Se preferir, entre em contato, será um prazer atendê-lo!