5 Dicas de Higiene Bucal

higiene bucal

5 Dicas de Higiene Bucal

A higiene bucal é a medida mais simples, porém é a mais eficaz do ponto de vista preventivo que o paciente pode tomar.

As regras são simples, mas na correria do dia a dia o paciente somente se lembra delas quando suspeita de algum problema dental.

A escovação inadequada ou insuficiente, é uma falha muito comum que podem prejudicar a saúde dos dentes.

Relembre agora 5 dicas de higiene bucal que podem te ajudar a prevenir problemas de saúde bucal futuramente! Acompanhe a leitura!

Não Esquecer de Usar o Fio Dental

A maioria dos pacientes apenas se lembra de usar o fio dental quando sente algum incômodo nos dentes, provocado, geralmente pelo acúmulo de algum alimento.

No entanto, a higienização completa depende do uso do fio dental diariamente, pois a escova não consegue alcançar os espaços entre os dentes, principalmente mais próximo à gengiva.

O esquecimento do uso do fio dental faz com que os restos de comida se acumulem dia após dia, ocasionando a placa bacteriana, que por sua vez, ocasiona cáries.

Além disso, o uso do fio dental regularmente, também é fundamental para prevenir a gengivite e o mau hálito.

Substitua a Escova com Frequência

A escova de dentes que já está muito desgastada perde a eficiência, ou seja, não limpa mais os dentes como deveria.

Uma dica importante de higiene bucal é justamente não esquecer de substituir a escova de dentes a cada três meses ou antes, caso você perceba que as cerdas estão desgastadas.

Além disso, é fortemente recomendado fazer a substituição da escova de dentes sempre que você ficar resfriado, gripado ou com a garganta inflamada para evitar contaminação.

Não Utilize Escovas de Dentes de Cerdas Duras

Há quem acredite que quanto mais duras as cerdas, mais eficaz será limpeza bucal.

No entanto, escovas com cerdas duras podem machucar a gengiva e, com o passar do tempo, contribuir para o desgaste no esmalte dentário.

A perda do esmalte dentário, pode causar desconfortos ao paciente, devido a perda de sensibilidade e deixa a pessoa mais suscetível a infecções.

Assim, escolha sempre escovas com cerdas macias e siga as recomendações do seu dentista, verifique na hora da compra essa informação na embalagem do produto.

Não use força na escovação

Muitos pacientes têm o péssimo hábito de empregar a força na escovação, por acreditar ser necessário para realizar uma boa limpeza.

Seja gentil com os seus dentes e gengivas no momento da higienização bucal, e escove com suavidade.

A boa escovação não depende de força, mas da ação do creme dental e da forma como você escova.

A forma correta é escovar suavemente, passando a escova em todas as faces dos dentes.

Isso evitará desgaste dos dentes e até mesmo a deformação deles e ainda evita ferimentos na gengiva.

Não Esqueça de Escovar a Língua

A higienização da língua não pode ser deixada de lado, pois ela também acumula restos de alimentos.

Esse acúmulo pode causar mau hálito e outros problemas bucais. A limpeza da língua pode ser feita tanto com a escova de dentes, quanto com um limpador de língua vendido em farmácias.

Conclusão

Espero que esse artigo tenha te ajudado a relembrar alguns cuidados básicos para realizar a higiene bucal de modo correto!

Agora só falta praticar essas dicas incorporando esses cuidados na sua rotina, e não se esqueça de visitar o dentista regularmente.

Ficou com alguma dúvida? Agende uma avaliação conosco e tenha a certeza de que seus dentes estarão sob excelentes cuidados!

Quer saber mais sobre os tratamentos? Entre em contato conosco!