Clareamento Dental

clareamento dental

Clareamento Dental

Você já deve ter ouvido falar que o sorriso é o cartão de visita de uma pessoa, essa afirmação é a mais pura verdade!

Sorrir é algo que cativa as pessoas, e ter os dentes bonitos, branquinhos e perfeitos são fatores que estimulam a sorrir mais, além de demonstrar que você é cuidadoso com a sua saúde e aparência.

Uma das técnicas mais usadas em nossa clínica é o Clareamento Dental, um tratamento odontológico estético que tem como proposta o branqueamento dos dentes para garantir um sorriso brilhante.

A sua autoestima será renovada e você vai ter mais segurança para sorrir e interagir com as pessoas ao seu redor, tornando-se uma pessoa mais cativante.

Transmitir confiança é fundamental em qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional, não é mesmo?

Por isso, realizar um tratamento para clarear os dentes, te ajuda a se sentir seguro para sorrir, se comunicar e interagir de forma mais espontânea.

Tratamento na medida certa para você

O Clareamento Dental deve considerar às características do rosto e tom de pele para que seu sorriso tenha sempre a aparência natural e não transmita artificialidade.

Como funciona o tratamento

O procedimento pode ser realizado no consultório, em casa ou unindo as duas formas.

O agente clareador utilizado é o peróxido de hidrogênio. Assim, a diferença entre o tratamento realizado no consultório e o caseiro, é apenas a concentração de produto utilizada em cada caso.

O peróxido de hidrogênio quando em contato com a superfície dos dentes, quebra as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e clareando os dentes.

Escolha da técnica

A escolha na utilização de cada técnica dependerá de fatores clínicos e inerentes ao paciente, são eles:

  • Tempo de duração do tratamento;
  • Período de uso do clareador;
  • Preferências pessoais.

Diferença entre o tratamento realizado no consultório e o caseiro

No Clareamento Dental realizado no consultório é feito com procedimento a laser, da seguinte forma: o dentista isola os dentes, protegendo a gengiva e aplica um gel com alta concentração de peróxido de hidrogênio, possibilitando o clareamento em duas sessões de cerca de uma hora.

Suas maiores vantagens são a rapidez de resultado e o controle da técnica pelo profissional.

Já no Clareamento Dental caseiro, o paciente, sob a orientação do dentista, recebe uma moldeira que se destina a aplicar um gel com menor concentração de peróxido de hidrogênio, para usar diariamente em casa, durante três semanas durante uma hora e meia.

Sua maior vantagem é estabilidade da cor e em alguns casos controle da sensibilidade.

Muitas vezes o resultado satisfatório consegue-se conjugando as duas técnicas.

Vantagens do Clareamento Dental

Este tratamento é indolor e minimamente invasivo, lembrando que a gengiva precisa estar devidamente protegida para que não seja lesionada.

Uma vantagem do tratamento, é a sensação agradável de limpeza que ele proporciona, você perceberá que os dentes estão mais lisinhos, gerando bem-estar.

Contra-indicações

As contra-indicações normalmente estão relacionadas a pacientes que possuem problemas como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias.

Além disso, durante os primeiros três meses de gravidez e durante o período de amamentação, esse tratamento não é recomendado.

O resultado não é efetivo em quem tem muitas restaurações, isso porque os agentes clareadores não atuam sobre resina.

Se você tem manchas nos dentes causadas pelo uso de tetraciclina, ou tem quadro mais agudo de sensibilidade nos dentes, é possível que o Clareamento Dental não seja o tratamento mais indicado para o seu caso.

Para garantir que não ocorram problemas, o Clareamento Dental deve sempre ser acompanhado por um profissional especializado.

Recomendações

Para que o tratamento surta o efeito desejado, o paciente precisará estar atento a alguns hábitos.

O consumo de cigarros e de alimentos com grandes concentrações de corantes, como é o caso do café e do vinho, por exemplo, podem manchar os dentes e prejudicar o clareamento.

Isso porque o Clareamento Dental faz com que os dentes fiquem mais permeáveis e, portanto, mais suscetíveis a manchas pois absorvem com mais facilidade os pigmentos dos alimentos.

Portanto, é importante seguir à risca as orientações do cirurgião dentista após o procedimento para que seus hábitos e ações não interfiram no resultado.

Por isso, confira alguns cuidados necessários após o Clareamento Dental:

  • Evitar o consumo de bebidas pigmentadas, ou utilizar canudos para minimizar o contato com os dentes;
  • Evitar fumar;
  • Estar mais atendo a higiene bucal, escovando os dentes logo após as principais refeições;
  • Evitar o uso de enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição;
  • Consumir alimentos que reduzem as bactérias na boca como peras, maçãs, aipo, cenoura, couve-flor e pepino.
  • Fazer visitar regulares ao dentista para limpeza dos dentes.

Sensibilidade nos dentes

O tratamento de Clareamento Dental pode provocar sensibilidade nos dentes devido a reação química de oxidação que ocorre durante o procedimento.

Caso o paciente apresente um quadro de sensibilidade nos dentes, a concentração do peróxido de hidrogênio pode ser reduzida, ou podem ser utilizados cremes regeneradores à base de potássio.

Este creme é indicado para interromper a dor causada pela sensibilidade. Além disso, é recomendado evitar consumir alimentos em temperaturas extremas.

Quanto tempo duram os resultados?

Os resultados do tratamento podem durar entre dois e cinco anos. Isso vai depender dos seus cuidados no pós-tratamento.

Quanto mais a risca você seguir as recomendações do cirurgião dentista, mais durabilidade terá o tratamento.

Sinta-se mais jovem e atraente com um sorriso mais branco, mais brilhante e livre de manchas, dentes amarelados ou escurecidos.

Ficou interessado neste tratamento, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Open chat