Como Funciona a Manutenção dos Dentes Implantados

Manutenção dos Dentes Implantados

Como Funciona a Manutenção dos Dentes Implantados

O tratamento de implante dentário é complexo e não termina depois da cirurgia, por isso é importante conhecer como funciona a manutenção dos dentes implantados.

Esse ponto é importante pois é a manutenção que garante o sucesso contínuo do procedimento e a disciplina do paciente é fundamental neste quesito.

A manutenção começa desde a adoção dos cuidados para a cicatrização adequada, evitando a perda óssea, bem como de alguns hábitos novos e ainda o acompanhamento com o dentista.

Continue a leitura e descubra como o paciente pode colaborar com a manutenção do implante dentário! Boa leitura!

Como funciona a manutenção de dentes implantados?

Após a cirurgia do implante dentário, são necessários alguns cuidados, por isso, o dentista geralmente orienta o retorno do paciente ao consultório a cada seis meses no primeiro ano e, a partir do segundo ano, a consulta passa a ser anual.

Já o retorno de paciente periodental é feito a cada quatro meses no primeiro ano, pois nesse caso o paciente pode até perder os dentes caso descuide da higiene bucal.

Na consulta de manutenção de dentes implantados, o dentista avalia a saúde bucal e o estado geral dos implantes colocados no paciente.

Geralmente o dentista remove as próteses e retira os parafusos para limpeza e realiza a troca, se necessário.

É muito importante verificar se houve acúmulo de placa bacteriana ou tártaro nas próteses para não comprometer o tratamento.

Além disso, é preciso fazer uma radiografia para descobrir se ocorreu perda óssea e se estrutura ao redor dos implantes está intacta.

A radiografia é importante para comparar a situação antes e depois da instalação dos implantes e normalmente são realizadas nas consultas de manutenção.

Quais cuidados o paciente deve ter depois de colocar os implantes?

Alguns hábitos nocivos devem ser evitados como roer unhas, morder objetos ou abrir objetos com a boca.

Isso porque esses hábitos podem provocar o desgaste e trinca da estrutura de porcelana das próteses, e quando isso ocorre o paciente precisa fazer a substituição da peça.

Caso o paciente sofra de bruxismo, que é ato de ranger dos dentes, durante o dia ou durante o sono, isso pode comprometer o resultado do procedimento.

A alimentação também é um ponto que requer atenção, isso significa que a partir da cirurgia, o paciente deve selecionar melhor os alimentos evitando os muito duros.

Além disso, é preciso evitar ingerir substâncias ácidas, como refrigerantes e sucos cítricos, pois essas bebidas, por exemplo, provocam o desgaste da superfície dental.

O paciente também não pode deixar de fazer a limpeza bucal completa sempre após as refeições e antes de dormir.

O dente artificial demanda um cuidado extra por parte do paciente, pois pode haver acúmulo de tártaro na prótese e isso pode causar infecção da gengiva.

O procedimento recomendado é utilizar uma escova com cerdas macias, creme dental com flúor e não se esquecer de usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Tabagismo

Os pacientes fumantes que desejam realizar implante dentário devem considerar que podem estar mais suscetíveis a complicações, pois a nicotina e outras substâncias nocivas do cigarro dificultam a cicatrização óssea e deixam o paciente mais propenso a sofrer com infecções.

O sucesso do tratamento de implante dentário depende de uma boa cicatrização, ou seja, que a parte óssea incorpore o implante como se fosse um dente natural.

Segundo alguns estudos realizados por especialistas, em fumantes, a perda do implante dentário pode ser dez vezes maior do que em uma pessoa que não tem o vício.

Assim, é recomendado que o paciente deixe de fumar ou reduza muito a quantidade de cigarros durante o tratamento ou após três meses após a cirurgia, para que ocorra a cicatrização óssea do implante dentário.

Conclusão

O implante só será bem-sucedido se o paciente fizer a manutenção de dentes implantados da forma adequada.

É preciso muita disciplina para seguir as recomendações do dentista e, assim, manter o seu sorriso saudável e lindo!

Ficou com alguma dúvida? Agende uma avaliação conosco e tenha a certeza de que seus dentes estarão sob excelentes cuidados!

Se preferir, entre em contato, será um prazer atendê-lo!