Entenda como funciona o tratamento para dentes encavalados.

dentes encavalados

Entenda como funciona o tratamento para dentes encavalados.

Os dentes encavalados são uma situação muito comum nos pacientes, eles se caracterizam por uma condição ortodôntica também chamada de dentes apinhados.

Os tratamentos que visam alinhar os dentes têm o objetivo não apenas estético, mas também funcional, ou seja, recuperar as funções dos dentes ligadas à mastigação, respiração e até mesmo dicção.

Neste post vamos te explicar como funciona o tratamento para dentes encavalados e qual a sua importância para a saúde bucal do paciente. Confira!

Quais são as causas dos dentes encavalados?

Os dentes encavalados podem ter diversas causas, e cada paciente apresenta uma condição muito peculiar, pois alguns fatores influenciam para a maior ou menor gravidade, tais como a estrutura dos dentes, da arcada dentária, formato do rosto etc.

No entanto, algumas causas são mais comuns para que o paciente apresente essa condição ortodôntica, são elas: hereditária, decorrentes de hábitos cotidianos ou traumas.

As causas hereditárias dos dentes encavalados, geralmente ocorrem devido ao posicionamento incorreto dos dentes, ou seja, a genética familiar favorece essa condição.

Isso porque fatores hereditários definem aspectos importantes da dentição, como por exemplo, tamanho dos dentes, tipo de ossatura maxilar e alguns tipos de deficiências no maxilar.

Já nos casos dos hábitos cotidianos, o que ocorre na maioria dos casos são alguns comportamentos que geram o desalinhamento dos dentes, como chupar o dedo por exemplo.

Outros hábitos muito comuns dos pacientes são roer unhas e morder objetos, fazer pressão com a língua contra os dentes e o uso de chupetas em bebês por longo período.

Por fim, há uma outra causa menos comum, mas que também poder ocasionar o encavalamento dos dentes que é o trauma, uma pancada causada por um acidente, por exemplo.

Qual o tratamento para os dentes encavalados?

O uso de aparelhos ortodônticos geralmente é o tratamento mais indicado para correção dos dentes encavalados.

No entanto, a escolha pelo dentista do tratamento ortodôntico vai depender da condição do paciente, ou seja, de fatores como grau de encavalamento, objetivos e idade.

Os benefícios dos aparelhos dentários envolvem não apenas a correção do encavalamento em si, mas também do alinhamento e problemas na arcada dentária, contribuindo para um sorriso mais harmônico.

Para esse tratamento podem ser utilizados tanto o aparelho ortodôntico fixo, quanto o móvel, sendo que este último é mais utilizado em crianças.