Os dentes encavalados são uma situação muito comum nos pacientes, eles se caracterizam por uma condição ortodôntica também chamada de dentes apinhados.
Os tratamentos que visam alinhar os dentes têm o objetivo não apenas estético, mas também funcional, ou seja, recuperar as funções dos dentes ligadas à mastigação, respiração e até mesmo dicção.
Neste post vamos te explicar como funciona o tratamento para dentes encavalados e qual a sua importância para a saúde bucal do paciente. Confira!
Quais são as causas dos dentes encavalados?
Os dentes encavalados podem ter diversas causas, e cada paciente apresenta uma condição muito peculiar, pois alguns fatores influenciam para a maior ou menor gravidade, tais como a estrutura dos dentes, da arcada dentária, formato do rosto etc.
No entanto, algumas causas são mais comuns para que o paciente apresente essa condição ortodôntica, são elas: hereditária, decorrentes de hábitos cotidianos ou traumas.
As causas hereditárias dos dentes encavalados, geralmente ocorrem devido ao posicionamento incorreto dos dentes, ou seja, a genética familiar favorece essa condição.
Isso porque fatores hereditários definem aspectos importantes da dentição, como por exemplo, tamanho dos dentes, tipo de ossatura maxilar e alguns tipos de deficiências no maxilar.
Já nos casos dos hábitos cotidianos, o que ocorre na maioria dos casos são alguns comportamentos que geram o desalinhamento dos dentes, como chupar o dedo por exemplo.
Outros hábitos muito comuns dos pacientes são roer unhas e morder objetos, fazer pressão com a língua contra os dentes e o uso de chupetas em bebês por longo período.
Por fim, há uma outra causa menos comum, mas que também poder ocasionar o encavalamento dos dentes que é o trauma, uma pancada causada por um acidente, por exemplo.
Qual o tratamento para os dentes encavalados?
O uso de aparelhos ortodônticos geralmente é o tratamento mais indicado para correção dos dentes encavalados.
No entanto, a escolha pelo dentista do tratamento ortodôntico vai depender da condição do paciente, ou seja, de fatores como grau de encavalamento, objetivos e idade.
Os benefícios dos aparelhos dentários envolvem não apenas a correção do encavalamento em si, mas também do alinhamento e problemas na arcada dentária, contribuindo para um sorriso mais harmônico.
Para esse tratamento podem ser utilizados tanto o aparelho ortodôntico fixo, quanto o móvel, sendo que este último é mais utilizado em crianças.
Conheça mais sobre as nossas especialidades e tratamento odontológicos navegando pela área de Blog do nosso site, nós utilizamos da mais alta tecnologia para transformar o seu sorriso!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!