Quando é preciso realizar o tratamento de canal?

tratamento de canal

Quando é preciso realizar o tratamento de canal?

O tratamento de canal é um dos mais temidos pelos pacientes, e, por conta disso, muitos deixam de ir ao dentista com regularidade.

Neste post, vamos esclarecer quando é preciso realizar o tratamento de canal e como evitar que o paciente precise realizá-lo. Confira!

Quando realizar o tratamento de canal

O tratamento de canal ou canal dentário consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado internamente na raiz.

Este tratamento é indicado quando há um comprometimento mais profundo do dente em razão do estágio avançado de uma cárie.

A cárie causa danos na polpa do dente, causando infeção ou morte deste tecido, e nestes casos, o tratamento de canal dentário costuma ser o mais adequado.

O tratamento é realizado com a limpeza, preparação e preenchimento da região afetada para fechar o canal, evitando assim, um comprometimento ainda maior do dente.

A dor de dente e inchaço na região são os sintomas mais comuns apresentados pelo paciente que tem a indicação de tratamento de canal.

Outros sintomas que podem aparecer nesses casos são:

• Traumas e fraturas estruturais nos dentes;
  • Sensibilidade para alimentos quentes ou gelados;
  • Dores no maxilar;
  • Dores de ouvido;
  • Dores de cabeça;
  • Bolsas de pus;
  • Abcessos;
  • Febre;
  • Dores nas articulações da boca.

Importante ressaltar que há casos de indicação de canal por danos na estrutura dental, que é um problema que não causa dor, daí a importância das visitas regulares ao dentista para avaliação e realização de exames preventivos.

Caso o paciente não realize o tratamento antes que o nível de comprometimento se eleve, a solução será a extração do dente.

Mas lembre-se: a avaliação deve ser feita por um profissional capacitado, por isso, converse com seu dentista caso sinta algum incômodo.

Como evitar que o paciente precise realizar o tratamento do canal?

A profilaxia é a solução para que o paciente não precise passar por esse tratamento, por isso, visite regularmente o dentista e realize avaliações constantes.

A melhor forma de manter a sua saúde bucal, e realização de tratamentos dolorosos é realizando um acompanhamento periódico, preferencialmente de seis em seis meses ou conforme indicação do seu dentista.

Além de preservar a saúde da sua boca, você evita gastos com tratamentos mais complexos.

Agende uma avaliação com um de nossos profissionais e tenha a certeza de que seus dentes estarão sob excelentes cuidados! Cuide da sua saúde bucal!