Saiba como tratar a mordida cruzada

mordida cruzada

Saiba como tratar a mordida cruzada

A mordida cruzada é uma condição que costuma causar desconforto para a realização de atividades comuns do dia a dia, por isso é importante identificá-la e tratá-la precocemente.

Essa condição costuma aparecer na infância ou adolescência e pode evoluir para condições mais sérias.

Neste post, vamos abordar como tratar a mordida cruzada e qual a importância desse tratamento para sua saúde bucal. Confira!

Mas afinal, o que é mordida cruzada?

A mordida cruzada ou mordida invertida, como também é chamada consiste em uma alteração no posicionamento dos dentes caracterizada por um desalinhamento, que afeta a oclusão.

Assim, o posicionamento da arcada dentária ocorre quando todos os dentes superiores se encaixam por fora da arcada inferior.

Nos casos de mordida cruzada, ocorre justamente o contrário, ou seja, uma parte da arcada superior se encaixa por dentro da inferior, impedindo, na maioria dos casos, que o paciente feche a boca da forma correta.

Existem dois tipos de mordida cruzada:

• Posterior: os dentes superiores se fecham para dentro;
  • Anterior: a arcada dentária superior fica na frente dos dentes de baixo;

Além disso, alguns sintomas são característicos da mordida cruzada:

• Zumbidos no ouvido;
  • Dores de cabeça;
  • Sensibilidade nos dentes.

Quais as causas da mordida cruzada?

O uso de chupetas e o hábito de chupar o dedo podem ser causas da mordida cruzada.

Além disso, o desalinhamento pode estar ligado a fatores genéticos de crescimento ósseo.

Outras causas associadas também podem ser a respiração bucal e a perda precoce dos dentes de leite.

Quais os tratamentos indicados para mordida cruzada?

Os tratamentos mais comuns para a correção da mordida cruzada são:

• Uso de aparelhos ortodônticos;
  • Uso do expansor de palato, que é fixado no céu da boca e tem o papel de empurrar os dentes para fora;
  • Extração de um ou mais dentes;
  • Cirurgia: Geralmente é mais indicada para o tratamento de adultos por se tratar de um procedimento muito delicado;

Há diversas opções de tratamento para a mordida cruzada, sendo sempre necessário o acompanhamento periódico do dentista para avaliar a evolução desse tratamento.

A mordida cruzada afeta principalmente crianças e adolescentes e deve ser tratada corretamente para não evoluir para condições mais sérias.

Visite o seu dentista periodicamente para diagnosticar precocemente a mordida cruzada e iniciar o tratamento adequado.