Saiba Como Usar a Escova Interdental

Escova Interdental

Saiba Como Usar a Escova Interdental

Quando vamos a um supermercado ou a uma farmácia nos deparamos com uma infinidade de modelos de escovas de dentes, e muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual escolher dentre tantas opções.

Cada tipo de escova de dente tem uma finalidade específica, e dentre elas, destaca-se a escova interdental.

A escova interdental é frequentemente recomendada pelos dentistas para os pacientes que realizam tratamento com aparelhos fixos, visando auxiliá-los na difícil tarefa de manter a higiene bucal adequada.

O que é a escova interdental?

Trata-se de uma escova especificamente desenvolvida para a remoção de placa bacteriana em locais de difícil acesso.

Essa escova é composta por um cabo de plástico e uma cabeça com cerdas presas por um fio, facilitando a limpeza entre os dentes.

Qual a diferença entre a escova interdental e a escova ortodôntica?

A principal diferença entre a escova interdental e a escova ortodôntica, é que a primeira foi projetada para permitir o acesso aos chamados “braquetes” dos aparelhos ortodônticos fixos.

Assim, a escova interdental serve para higienizar melhor os espaços entre os dentes, quando o acesso a eles é dificultado pelo uso do aparelho ortodôntico.

Mas só quem usa aparelho ortodôntico fixo pode usar a escova interdental?

Não. A escova interdental também é indicada para pacientes com problemas de articulações de mobilidade.

Além disso, esse tipo de escova é uma excelente para higienização de implantes dentários, inclusive no período pós-cirúrgico.

É muito importante manter uma boa higienização após a realização do implante dentário, pois isso ajuda na adaptação do implante.

Outro uso frequente desse tipo de escova, é nos pacientes que usam próteses para substituir parte do dente, pois ela permite a melhor higienização da prótese e auxilia na sua conservação.

Para os pacientes que fazem uso de pontes, a escova interdental facilita a limpeza dos espaços entre os dentes e ajuda a prevenir placa bacteriana.

Por fim, para pacientes que possuem dentes afastados (diastema), esse tipo de escova geralmente é mais eficiente para a limpeza do que o fio dental.

Conclusão

A escova interdental é bem fácil de usar, recomenda-se que seja usada após a escovação normal e utilização do fio dental.

Basta inserir a escova interdental no espaço entre os dentes, fazendo um ângulo de 45 graus e deslizar suavemente com movimentos de fora para dentro uma única vez, sem pressionar.

Mas atenção pois nos dentes superiores, a ponta da escova deve estar para cima e nos inferiores, para baixo.

A escova interdental é muito eficiente para higienizar o espaço entre os dentes e remover placa bacteriana.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!