Você sabe quais são os tipos de dentes? Um adulto possui 32 dentes, mas nem todos são iguais, há uma diversidade dentária necessária para morder os diferentes tipos de alimentos que consumimos.
Os dentes são como ferramentas que, além de mastigar os alimentos ajudam também na digestão, funcionamento como mecanismo inicial do processo de quebra dos nutrientes.
A saliva também desempenha seu papel na digestão, ajudando o alimento a passar mais facilmente pela garganta e chegar ao estômago.
Quais são os tipos de dentes?
Cada dente possui funções específicas, alguns servem para cortar os alimentos, outros para mastigar e assim por diante.
Incisivos
Os dentes responsáveis por cortar os alimentos são os incisivos. Eles ficam na frente e são em quatro, localizados na parte superior e mais quatro localizados na parte inferior, ou seja, no total temos oito dentes incisivos.
Eles servem para cortar os alimentos em geral, mas nem todos são afetados por esses dentes. Os grãos como arroz e feijão, por exemplo, são menores e não precisam ser cortados.
Caninos
Já os dentes caninos funcionam como presas, são muito conhecidos por serem os quatro dentes pontudos, dois em cima e dois em baixo, assim como nos animais como no cão e no gato etc., eles são bem visíveis e importantes para rasgar e perfurar os alimentos, apoiando os incisivos.
Pré-molares
Os pré-molares vêm após os caninos e funcionam como moedores. Eles são em oito, quatro em cada arcada, e têm a função de moer a comida. Os alimentos menores, após serem cortados e perfurados, são moídos com a ajuda da saliva, tornando-a uma massa.
Molares
Os molares são os últimos dentes e funcionam como trituradores. Também são oito, quatro em cada arcada. Após ela ser moída pelos pré-molares, os molares, os dentes do fundo, entram em ação e a trituram, quebrando ainda mais os nutrientes com o auxílio da saliva.
Sisos
Por fim, os dentes do siso, também são molares, porém, em muitos casos, são extraídos durante a adolescência, quando começam a nascer, devido a algumas características que podem prejudicar a saúde bucal.
Algumas pessoas mantém os dentes do siso até a maturidade. Nesse caso a função é a mesma dos molares, mas com menos frequência por estarem mais no fundo da boca. Por isso, são chamados de terceiros molares e há um em cada quadrante da boca, resultando em quatro sisos.
Conclusão
A higiene bucal é indispensável para manter os dentes saudáveis. Essa é a melhor maneira de cuidar das ferramentas essenciais para a alimentação e a digestão.
Escove os dentes após as refeições, ou seja, no mínimo três vezes ao dia, use o fio dental antes de dormir e modere o consumo de doces.
Ao evitar os maus hábitos, como fumar, morder tampas de caneta e roer unhas, você também ajuda a preservar a funcionalidade dos seus dentes.
Além disso, visite o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. Os dentes são imprescindíveis para morder e mastigar e para a comunicação, pois ajudam a articular palavras.
Conheça mais sobre as nossas especialidades e tratamento odontológicos navegando pela área de Blog do nosso site, nós utilizamos da mais alta tecnologia para transformar o seu sorriso!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!