Importância de Conservar o Esmalte do Dente

esmalte do dente

Importância de Conservar o Esmalte do Dente

A saúde do corpo está diretamente relacionada com os nossos hábitos, e com a saúde bucal não é diferente. Você sabia que alguns hábitos ajudam a conservar o esmalte do dente?

Os maus hábitos como a má alimentação, consumo de alguns tipos de bebidas a até mesmo e excesso de escovação podem ocasionar a perda do esmalte do dente.

O esmalte dentário serve como uma proteção para os dentes, mais especificamente para a polpa dentária e a dentina, que é a parte interna do dente, a qual é composta por nervos, que, se expostos podem causar dores ao paciente.

Além disso, caso o esmalte dentário seja danificado, o paciente se torna mais suscetível ao surgimento de algumas doenças bucais.

Daí a importância de cultivar bons hábitos e manter a higiene bucal em dia, evitando assim, a perda do esmalte dentário e suas consequências que podem ser inclusive irreversíveis.

Acompanhe a leitura deste artigo e entenda melhor sobre a importância de conservar o esmalte do dente!

Como ocorre a perda do esmalte do dente?

A perda do esmalte do dente ocorre devido ao desgaste provocado pelos maus hábitos do paciente, como o consumo de certos tipos de bebidas e alimentos, exposição a produtos químicos como cremes dentais abrasivos, enxaguante bucal que contém álcool em seu composição etc.

Confira agora alguns hábitos que podem causar a perda do esmalte do dente:

• Escovação com escovas de dentes com cerdas duras;
  • Escovação com emprego de muita força;
  • Uso de cremes dentais abrasivos;
  • Bruxismo;
  • Alimentos ácidos;
  • Cáries;
  • Problemas de mordida;
  • Desalinhamento dentário;
  • Refluxo Gástrico;
  • Traumas e pancadas;
  • Vício de roer unhas, morder tampas de caneta, abrir tampas com os dentes etc.

Como saber que estou perdendo o esmalte do dente?

Geralmente o problema não é identificado pelo paciente em estágio inicial, para isso é necessária a avaliação do dentista regularmente.

Nós da Clínica Orthos sempre orientamos nossos pacientes a fazer visitar regulares a cada 6 meses ao dentista, para evitar não apenas este, mas diversos outros problemas bucais de difícil detecção em estágio inicial. É a famosa prevenção!

Assim como as doenças do corpo, algumas doenças bucais são silenciosas e vão progredindo pouco a pouco sem que o paciente perceba, e quando apresentam sintomas já estão em estágio avançado.

Esse é o caso da perda do esmalte do dente, ou seja, quando os sintomas começam a aparecer é porque o desgaste já se encontra em estágio avançado.

Quais os sintomas de perda do esmalte do dente?

O sintoma mais comum é a sensibilidade ao consumir alguns alimentos específicos como doces, por exemplo.

O paciente também costuma sentir essa sensibilidade devido a temperatura de alimentos e bebidas, ou seja, quando muito quentes ou gelados causam dor ao paciente.

Um indicativo de que quadro da doença já está avançado é a piora das dores, bem como o aparecimento de manchas e rachaduras.

Outro sintoma indicativo da gravidade do problema é que os dentes podem ficar transparentes.

Como é o tratamento para perda do esmalte dos dentes?

Há tratamento para reverter esse quadro, restaurando a estrutura dentária do paciente.

Cada tratamento é indicado conforme a o caso e a gravidade do problema. Confira agora os tratamentos disponíveis:

• Aplicação de flúor e outros produtos para restabelecer a camada protetora dos dentes;
  • Restaurações;
  • Coroas;
  • Blocos de porcelana;
  • Placas de acrílico ou silicone para tratamento do Bruxismo;
  • Facetas de Porcelana;

Quanto antes realizado o diagnóstico e iniciado tratamento adequado para o seu caso, melhores serão os resultados.

Se você está sofrendo com sensibilidade nos dentes, fique atento, pois você pode estar perdendo o esmalte dentário.

A perda do esmalte do dente é um problema que pode se agravar com o tempo e afetar a qualidade de vida do paciente.

Esse problema tem diversos tratamentos disponíveis conforme abordamos, para saber mais sobre eles, consulte um de nossos profissionais.

Ficou com alguma dúvida? Agende uma avaliação conosco e tenha a certeza de que seus dentes estarão sob excelentes cuidados!

Se preferir, entre em contato, será um prazer atendê-lo!