Fratura Dentária: Você sabe como ocorre?

fratura dentária

Fratura Dentária: Você sabe como ocorre?

A fratura dentária é problema dentário que ocorre com frequência e muitos pacientes já passaram pela experiência desagradável de quebrar ou trincar um dente.

Quer saber como ocorre a fratura dentária? Siga com a leitura e saiba mais sobre este problema tão comum nos pacientes!

O que é uma fratura no dente?

A fratura dentária refere-se à quebra ou fissura em um dente, geralmente causada por trauma físico, lesão, ou mesmo devido a problemas estruturais pré-existentes, como cáries não tratadas.

Como ocorre a fratura dentária?

A fratura ou trinca dentária pode ocorrer por diversas causas, confira agora algumas delas:

• Traumas;
  • Quedas;
  • Acidentes;
  • Bruxismo;
  • Morder alimentos duros;
  • Morder objetos;
  • Mastigar gelo;

Essas são as causas mais comuns da fratura dentária. A fratura pode atingir também parte do esmalte, a coroa, a polpa dentária e raiz dental.

O problema pode ser ocasionado também por predisposição do paciente, quando este já possui uma estrutura dental comprometida e que já sofreu muitos tratamentos, por exemplo.

Quais são os tratamentos indicados para a fratura dentária?

Geralmente, o dente afetado pela fratura dentária tem a sua estrutura comprometida, razão pela qual é preciso que um profissional avalie o estado do dente para indicar o melhor tratamento.

A avaliação da estrutura do dente após o trauma deve ser realizada por meio de tomografias, para que somente depois seja definido o melhor tratamento.

Este exame é necessário para demonstrar com clareza a profundidade da fratura ou o tamanho da fissura do dente.

Há casos em que o trauma ocorre nos dentes anteriores, alterando a estrutura do alvéolo dentário, o que pode causar fortes dores no paciente, bem como o inchaço na gengiva, devido ao comprometimento da polpa e dos tecidos periodontais.

Os alvéolos dentais são uma cavidade localizada no osso da mandíbula e da maxila onde ficam as raízes dos dentes.

Nesses casos, geralmente o tratamento endodôntico é o mais indicado, ele consiste na remoção da polpa do dente, que é um tecido nervoso muito pequeno e parecido com um fio, localizado no interior do dente, também conhecido como tratamento de canal.

Esse tratamento é eficaz para os casos de comprometimento do alvéolo pois a polpa dental é danificada, o que é muito comum nas lesões por trauma, sendo este o tratamento mais indicado para remover o tecido danificado.

No entanto, há casos em que a fratura é muito profunda e não há possibilidade de recuperação da estrutura do dente, devendo ser extraído.

As fraturas dentárias são classificadas em:

• Coronárias: são mais simples e permitem a reconstrução do dente através da colocação de próteses e restaurações;
  • Radiculares: são mais complexas havendo a necessidade de extração do dente;

No caso de perda dental por fraturas radiculares, o paciente pode colocar um implante ou de uma prótese dentária, para repor o dente perdido.

Outra causa muito comum de fraturas nos dentes é o bruxismo, devido ao estresse que as pessoas enfrentam em suas vidas, o que acaba comprometendo dentes totalmente saudáveis.

Quais os sintomas da fratura dentária?

Os sintomas de um dente trincado não são de fácil percepção, e geralmente, o paciente somente vai perceber suas consequências depois de meses ou anos.

Apenas nos casos de traumas mais evidentes em que a quebra é perceptível, causando dores ao paciente, além é claro da ausência da parte quebrada.

Como identificar uma fratura no dente?

Para identificar uma fratura no dente é preciso observar sintomas como dor, sensibilidade ao calor ou frio, inchaço da gengiva ou língua próxima ao dente afetado e, em alguns casos, a própria visualização direta da quebra do dente.

Quais os tipos de fraturas dentárias?

Existem diferentes tipos de fraturas dentárias, cada uma com características específicas. A fratura pode ser classificada como uma linha fina, conhecida como fratura de esmalte, que afeta apenas a camada mais externa do dente.

Há também a fratura envolvendo o esmalte e a dentina, chamada de fratura não complicada. Fraturas mais graves, como aquelas que atingem a polpa dentária, são consideradas fraturas complicadas e podem exigir tratamento mais extenso.

O que fazer em caso de fratura dentária?

Assim que você identificar uma fratura dentária, é importante agir prontamente. Inicialmente, adote medidas de alívio da dor, como a aplicação de compressas frias e o uso de analgésicos. No entanto, marque uma consulta imediatamente com um dentista para avaliação adequada e determinação do melhor plano de tratamento.

Como resolver fratura no dente?

O tratamento de uma fratura no dente dependerá da extensão e do tipo da lesão. Fraturas menores podem ser tratadas com restaurações dentárias, enquanto fraturas mais complexas podem exigir coroas, facetas ou até mesmo tratamento de canal, dependendo do envolvimento da polpa dentária. Em casos extremos, quando a fratura é irreparável, a extração do dente pode ser necessária.

O profissional de saúde bucal será capaz de realizar exames detalhados, possivelmente utilizando radiografias, para avaliar a extensão da fratura e recomendar o tratamento mais apropriado. Siga as orientações do dentista e mantenha sempre uma boa higiene bucal durante o processo de recuperação para garantir uma cicatrização adequada e prevenir complicações.

A fratura dentária é algo bastante comum e pode ser tratada de várias formas a depender da sua complexidade, desde o simples polimento do dente, restauração, tratamento de canal ou, em último caso extração do dente.

Em caso de quebra de dente, caso você consiga guardar o pedaço que quebrou, faça isso, pois há casos em que é possível repará-lo.

Gostou de saber mais sobre o como ocorre a fratura dentária? Conheça mais sobre as nossas especialidades e tratamentos odontológicos navegando pela área de Blog do nosso site!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!