Você sabe quando fazer a limpeza dos dentes?

limpeza dos dentes

Você sabe quando fazer a limpeza dos dentes?

Os pacientes estão cada vez mais atentos quanto a importância de cuidar com mais atenção da higiene bucal.

A limpeza dos dentes é algo que faz parte do cotidiano, mas nem sempre as pessoas mantêm os cuidados como deveriam.

A limpeza dos dentes feita no consultório do dentista é mais profunda e completa e deve ser feita periodicamente.

Você sabe quando fazer a limpeza dos dentes no consultório do dentista?

Para responder essa pergunta criamos esse conteúdo completo para você ficar bem-informado. Boa leitura!

Importância de fazer a Limpeza dos Dentes

A limpeza dos dentes é uma forma de profilaxia pois é um tratamento preventivo, e, por esse motivo, ela é tão importante.

É um procedimento simples e indolor que consiste na limpeza da superfície dos dentes, mas que previne a placa bacteriana.

Essa placa quando não é removida periodicamente de maneira mais profunda, geralmente provoca problemas mais sérios como o tártaro, a gengivite e a doença periodontal.

A limpeza dos dentes é um procedimento totalmente seguro e pouco invasivo indicado para a grande maioria dos pacientes.

Como é realizada a Limpeza dos Dentes?

A parte mais importante é a remoção do tártaro, que nada mais é do que a placa bacteriana endurecida.

Para remover o tártaro é preciso usar ferramentas para fazer a raspagem dos resíduos instalados nos dentes.

Após essa raspagem é utilizado um jatinho com bicarbonato de sódio para evitar a proliferação de microrganismos.

Além disso, esse jato finaliza a remoção do tártaro, deixando os dentes lisinhos e uma sensação agradável de limpeza.

A última etapa é a aplicação de flúor na dosagem correta, esse mineral contribui para a proteção e fortificação dos dentes.

Os dentistas geralmente recomendam a não ingestão de alimentos ou bebidas no mínimo meia hora após a aplicação do flúor, garantindo assim o efeito desejado.

Por que realizar a limpeza dos dentes no consultório?

A limpeza periódica nos dentes no consultório do dentista é indispensável para a prevenção de doenças.

Isso porque, além de fazer a limpeza em si, o dentista avalia a boca do paciente a fim de identificar doenças que precisam ser tratadas antes que evoluam e causem dor ao paciente.

As doenças bucais mais comuns como gengivite, cáries, periodontite etc., ocorrem pela presença de bactérias na boca.

Tenha em mente que um procedimento simples como esse garante a saúde do seu corpo como um todo, evita problemas que certamente afetarão a sua qualidade de vida e ainda contribui com a sua autoestima.

Qual o momento certo de fazer a limpeza nos dentes?

A periodicidade depende dos cuidados diários que cada paciente dedica à sua própria higiene bucal, e ainda outros fatores como alimentação, estilo de vida, hábitos e propensão genética a desenvolver problemas bucais.

Considerando as peculiaridades de cada paciente, o ideal é que a frequência seja determinada por um cirurgião dentista após feita uma avaliação.

No entanto, recomendação é que a limpeza seja feita ao menos anualmente, ou seja, uma vez por ano é o prazo máximo, pois esperar mais do que isso pode comprometer a sua saúde bucal.

Em geral o recomendado é que o procedimento seja realizado a cada seis meses, aproveitando a visita regular ao dentista.

Em outras palavras, a periodicidade certa é aquela que funciona para você. Dessa forma, os seus dentes permanecerão sempre saudáveis!

Agora que você já sabe quando fazer limpeza nos dentes, agende uma avaliação com um de nossos profissionais!